Ibaté inicia a vacinação de idosos com 90 anos ou mais

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté iniciou nesta segunda-feira, 08, a vacinação de idosos com 90 anos ou mais. A ação faz parte da continuidade ao Plano de Imunização contra a Covid-19. A cidade possui 106 idosos nesta faixa etária.

De acordo com a secretária municipal adjunta de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, 30 idosos receberam a vacinação neste primeiro dia. “A imunização desse grupo foi definida pela Secretaria Estadual da Saúde, a partir da mortalidade maior nessa faixa etária de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus”, contou.

Elaine ressalta que a vacinação continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em sistema drive-thru, apenas na Unidade Básica de Saúde do Jardim Icaraí, localizada na rua João Alteia, 550, atrás da Escola Municipal Antônio Deval.

“Os idosos devem apresentar documento com foto e comprovante de residência. As equipes estão preparadas e seguirão todos os protocolos sanitários, para minimizar os riscos relacionados à Covid-19, durante a vacinação”, destacou a secretária adjunta.

Importante que o munícipe também colabore na hora da vacina, usando máscara facial e evite descer do veículo para manter o distanciamento social.

Elaine ressalta que a Secretaria de Saúde de Ibaté vai seguir rigorosamente o calendário estadual de vacinação contra a Covid-19, o qual prevê que no dia 15 de fevereiro, seja iniciada a imunização dos idosos de 85 a 89 anos.

Os idosos com 90 anos ou mais, que são acamados, também vão ser vacinados no decorrer da semana pela equipe de saúde, que seguirá todos os protocolos de segurança.

Acesse o site www.vacinaja.sp.gov.br e faça o pré-cadastro para agilizar a vacinação. Qualquer dúvida ou informação pode ser obtida pelo telefone (16) 3343.6245.

A vacinação também continua para os profissionais da área de saúde que ainda não foram imunizados.

Covid-19 em números

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica e do Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus, divulgou nesta segunda-feira, 08, o Boletim Epidemiológico nº. 58, que apresenta o relatório semanal da situação da Covid-19 na cidade.

De acordo com o Boletim, até o sábado (06), o município tinha 32 casos ativos da doença, o que representa 2,41% dos 1.329 casos positivos. O relatório apresenta que 1.284 já estavam recuperados, ou seja, 96,61%.

Até o fechamento deste Boletim, o município havia registrado 13 mortes por Covid-19. Com isso, a Taxa de Letalidade (relação entre o número de óbitos e o número de casos diagnosticados) é de 0,98% em Ibaté.

A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté alertam que, neste momento, as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel para higienização das mãos e evitando aglomerações.