Lei Aldir Blanc: trabalhadores da cultura e espaços artísticos devem se inscrever no Mapa da Cultura

A Prefeitura de Ibaté informa que artistas, trabalhadores da cultura e espaços artísticos e culturais já podem fazer o cadastro na plataforma Mapa da Cultura [www.mapas.cultura.gov.br]. Este será o primeiro passo para quem deseja pleitear o recebimento dos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

De acordo com o chefe de Divisão da Cultura, Joziel Gama, os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de agosto. “Esses dados nos permitirão conhecer mais a realidade de cada um e serão base para os estudos que definirão os valores a serem repassados de acordo com a lei”, afirmou.

Gama explica que o Mapa da Cultura é um espaço que visa integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. “Ele é a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, se constituindo o pilar principal do SNIIC”, afirmou.

Como se cadastrar?

Após acessar a plataforma Mapa da Cultura, clique no ícone do cadeado localizado no canto superior direito da página inicial. Você será direcionado à página “ID Cultura”, na qual deve clicar em “Cadastre-se”

e fornecer informações pessoais.

Após preencher todas as informações obrigatórias e confirmar o cadastro, o interessado deverá retornar à plataforma Mapa da Cultura informando os dados de login e senha cadastrados no ID Cultura.

A partir deste acesso, será possível criar um ou mais agentes no Mapa da Cultura, como, por exemplo, agente individual (pessoa física que atua na cadeia produtiva da cultura) e/ou agente coletivo (coletivo cultural, formalizado ou não, empresa etc). Para tanto, após realizar o login, o interessado deve acessar a aba “Painel de controle”, selecionar a opção “Meus agentes” – “Adicionar novo agente”, e completar as informações solicitadas. Ao final, é necessário efetivar a inscrição por meio da opção “Publicar agente” – o que permitirá a qualquer interessado visualizar as informações publicadas.

É possível publicar mais de um agente cultural por meio da mesma ID Cultura; neste caso, os agentes estarão vinculados ao CPF do inscrito, que responderá pela utilização destes perfis na plataforma.

Para cadastrar espaços culturais independentes, o interessado deverá acessar a aba “Painel de controle”, selecionar a opção “Meus espaços”, e seguir os passos indicados na plataforma.

Também é possível cadastrar eventos a serem divulgados na plataforma, por meio da opção “Meus eventos”.

Em caso de dúvidas ou dificuldade para a obtenção do cadastro, o representante cultural poderá entrar em contato através do e-mail culturaibate@gmail.com ou comparecer ao Centro de Formação Artística “Anna Ponciano Marques”, popularmente conhecido como Centro Cultural de Ibaté, localizado na rua Itirapina, s/n, no Jardim Cruzado, das 8h às 12, e das 13h às 17h.

 

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc constitui um conjunto de ações para repasse da renda emergencial aos trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais durante o período de pandemia. O grupo de trabalho observará a demanda do setor cultural local e a realidade do município através de dados, pessoas e grupos já conhecidos que estão sendo contatados e pelas informações registradas no mapa cultural.