PROCON SÃO CARLOS FAZ ALERTA SOBRE APLICAÇÃO DE NOVO GOLPE ENVOLVENDO O PIX

Diversas pessoas estão recebendo mensagem SMS no celular informando sobre um agendamento através do PIX. No golpe, o cidadão recebe um SMS de uma suposta instituição bancária, confirmando o agendamento de um pagamento via PIX em um determinado valor. Em seguida, a mesma mensagem sugere que, caso a pessoa não tenha feito nenhum agendamento, que a mesma clique em um link para realizar o cancelamento. É importante destacar que esse link é falso e o consumidor, ao fornecer os dados bancários, acaba vítima do novo golpe.

 

O Procon São Carlos orienta o consumidor a ter cautela antes de realizar qualquer tipo de transação bancária e caso seja vítima do golpe, se dirija a uma Delegacia de Polícia para registrar boletim de ocorrência e também que comunique imediatamente o banco sobre o ocorrido.

 

“Importante reforçar que nenhum banco pede confirmação do PIX por SMS, por isso é muito importante o consumidor redobrar a atenção e quando estiver diante de uma situação como esta deve dar preferência a um contato pessoal e de confiança com sua agência. E jamais forneça dados a terceiros”, alertou Juliana Cortes, diretora do Procon.

 

Em caso de dúvidas ou denúncias o consumidor pode entrar em contato com o Procon São Carlos através do telefone 3419-4510 que também é WhatsApp ou pelo e-mail: procon@saocarlos.sp.gov.br.