GUARDA MUNICIPAL REALIZA OPERAÇÃO NA PRAÇA GENERAL CARLOS DE MEIRA MATTOS NA REGIÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO

Foram localizadas 25 porções de maconha, 58 pedras de crack e 27 pinos de cocaína

A Guarda Municipal de São Carlos realizou na tarde desta sexta-feira (15/10), uma operação especial na Praça “General Carlos de Meira Mattos”, localizada na região do Terminal Rodoviário “Paulo Egydio Martins”.

 

Os agentes da Guarda Municipal, a pedido da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estavam monitorando o local, até então, frequentado somente por moradores em situação de rua.

 

“Recebemos uma denúncia de que muitos moradores em situação de rua deixaram a praça e que o local passou a funcionar como um ponto de tráfico de drogas. Realizamos o monitoramento e observamos que alguns moradores voltaram e se submeteram as regras do tráfico. Hoje com a operação constatamos que a denúncia era verdadeira. Não encontramos uma quantidade grande de drogas neste momento, mas o Canil localizou uma sacola com vários tipos de drogas ilícitas que estava escondida no terreno próximo, onde uma casa foi demolida por ordem judicial por estar abandonada, com risco de desabamento e usada para esse fim”, explicou o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.

 

Michel Yabuki, comandante da GM, disse que as operações continuarão sendo realizadas. “Nesta operação 16 pessoas estavam no local e foram abordadas, sendo 13 homens e 3 mulheres, um deles foi conduzido porque estava com pedras de crack. A cachorra Índia localizou a sacola no terreno próximo com pinos de cocaína, maconha e pedras de crack, tudo embalado e provavelmente pronto para a venda. Tudo indica a presença do tráfico no local. Vamos continuar monitorando a parte criminal”, finalizou Yabuki.

 

A Prefeitura retirou do local diversos sofás velhos que estavam espalhados pela Praça. Os demais pertences e as barracas utilizadas por moradores em situação de rua para pernoitarem no local não foram retirados. A operação contou com a participação dos agentes da GM do Canil do GAM (Grupamento de Apoio com Motocicletas)

 

Foram apresentados no plantão policial 25 porções pequenas de maconha e 1 porção grande, 58 pedras de crack e 27 pinos de cocaína.

 

CIDADANIA – O caso vem sendo acompanhado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social e várias ações vêm sendo realizadas para o acompanhamento desses moradores em situação de rua, com a realização de abordagem social e oferecimento de serviços, porém muitos não aceitam ir para a Casa de Passagem (abrigo). Os que aceitam ir em poucos dias retornam para as ruas. O município segue a recomendação da Defensoria Pública e está trabalhando com a atuação de instituições do sistema de justiça e dos próprios interessado para resolução do problema.

 

A Secretaria de Cidadania também oferece durante o dia atendimento no Centro Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua – Centro POP, localizado na rua São Joaquim, nº 818.