CÂMARA, FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA E PREFEITURA LANÇAM VÍDEO COMEMORATIVO AOS 164 ANOS DE SÃO CARLOS

Cinco minutos e trinta segundos! Essa é a duração da nostalgia que marca o tom do primeiro vídeo que narra parte da história de São Carlos em comemoração aos seus 164 anos neste 4 de novembro de 2021, em uma parceria entre a Câmara Municipal, a Fundação Pró-Memória e a Prefeitura. Com acervo de fotos da família Pereira Lopes, roteiro do jornalista Cirilo Braga e pesquisa da historiadora Leila Massarão, o enredo é construído de forma cronológica com os fatos mais marcantes da história da cidade. O projeto é que este seja apenas o começo de uma série de episódios que farão um passeio pelo passado até chegar a novembro do ano que vem (2022), quando São Carlos irá completar seus 165 anos.

 

História memorável – Esse primeiro vídeo resgata em imagem, texto e contexto, momentos alegres e tristes. Faz uma retrospectiva e traz à tona fatos emblemáticos como o enterro dos combatentes locais mortos na Revolução Constitucionalista de 1932; a tradição e a cultura dos alfaiates das décadas de 40 e 50; a cidade como sede dos Jogos Abertos do Interior, disputados pela primeira vez na cidade em 1940; os desfiles cívicos memoráveis que sempre lotaram a mais são-carlense das avenidas; a chegada da primeira universidade pública, a USP, e o adeus a um dos prefeitos mais queridos, Luis Augusto de Oliveira, o Luisão, em 1956; o centenário de aniversário em 1957, com as presenças do Presidente Juscelino Kubitschek e do Governador Jânio Quadros; a Festa do Clima e as duas edições das Paradas das Flores, em 1993 e 1994;  e o Sesquicentenário em 2007, entre tantos outros .

 

Acesso público – O vídeo de abertura do projeto poderá ser visto a partir desta quarta-feira, dia 3 de novembro, 20h, no site e nos canais de redes sociais oficiais da Prefeitura: facebook, instagram e youtube. Para o secretário de Comunicação da Prefeitura, Mateus de Aquino, a ideia é que para os próximos vídeos haja um avanço no resgate público do retrospecto do progresso de São Carlos em diversos áreas, como indústria, comércio, serviços, tecnologia e inovação. “Essa tarefa de condensar a história pujante de São Carlos em vídeos não é fácil. Afinal, há circunstâncias e detalhes muito ricos que, por mais apurado que seja o olhar de quem produz, sempre pode haver aquela sensação de que faltou algo para quem vê. Mas, como uma boa história, o nosso sentimento é este: a vírgula ou o ponto final não são nossos, mas daqueles que assistem. Nosso trabalho é apenas um disparo, um play, um start”.

 

“Retomar essa história de São Carlos é gratificante demais para quem viveu a maioria desses momentos, como eu. E para quem não acompanhou, é uma forma de conhecer a riqueza e a grandiosidade que marcaram e, com certeza, deixam esse rastro de memória positiva para todos nós”, afirmou Antônio Carlos Catharino, diretor da Prefeitura.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, considera essa iniciativa ímpar nesse momento em que a pandemia, por razões óbvias, aumentou o afastamento entre as pessoas e impediu muitas comemorações de forma presencial. “Se ainda não podemos nos reunir para festejar datas e acontecimentos que são muito importantes para cada um e para todos nós, como o aniversário da nossa cidade, pelo menos que possamos desfrutar com lembranças através desses fragmentos de história sempre marcados pela saudade e pelo orgulho dos são-carlenses”.

 

“Nossa parcela de contribuição em um projeto dessa envergadura, com a participação efetiva e brilhante da nossa estimável Leila Massarão, é para ajudar nessa lembrança dos avanços e das conquistas que jamais devem cair no esquecimento de cada cidadão de São Carlos”, salientou a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima.

 

Recado – Se um coração humano, em condições normais, bate entre 50 a 90 vezes por minuto, prepare-se:  o seu, são-carlense da gema ou adotivo, pode acelerar um pouco mais durante esses quase seis minutos. E se isso acontecer, não há necessidade de qualquer remédio. Nesses casos, recomenda-se apenas respiração e inspiração !

 

Confira as redes oficias da Prefeitura de São Carlos: 

Facebook:

https://www.facebook.com/prefeiturasaocarlos/videos/

Instagram:

https://www.instagram.com/prefeiturasaocarlosoficial/channel/

Youtube:

https://www.youtube.com/c/prefeiturasaocarlosoficial/videos