DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO E GM REALIZAM OPERAÇÃO PARA EVITAR USO DE ÁREAS PÚBLICAS COMO DEPÓSITO DE SUCATAS

A Prefeitura Municipal de São Carlos, através do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e da Guarda Municipal, realizou, nesta   quinta-feira (17/02), uma operação preventiva e de orientação com o objetivo de evitar a utilização e o uso inadequado das áreas e passeios públicos como depósitos de sucatas e materiais de reciclagem.

 

Os moradores da região do Jockey Clube, Residencial Samambaia, Vila Isabel e Jardim Botafogo protocolaram denúncias solicitando providências em relação às calçadas que estavam sendo utilizados como depósito de sucatas e reciclagem, causando perigo para a saúde dos moradores destes locais.O Departamento de Fiscalização esteve em cinco locais e notificou três proprietários de imóveis. Todos têm prazo de 7 dias pata fazer a retirada dos materiais e a limpeza dos locais.

Nos outros locais fiscalizados foi constatado que os materiais já tinham sido retirados e a limpeza realizada, após orientação e notificação dos fiscais José Alpoim Melo e Mário Pereira. O descarte irregular de resíduos traz problemas para a saúde e também para o meio ambiente. Mau cheiro, obstrução das bocas de lobo, proliferação de vetores de doenças como a dengue, peloo Aedes aegypti.

 

“A população precisa ter consciência que todos esses resíduos sólidos podem ser tornar criadouros, por isso temos que evitar a proliferação do mosquito eliminando todos os criadouros. Recipientes plásticos, marmitas, alumínio, enfim, tudo que pode juntar água se torna criadouro”, alerta Rodolfo Tibério Penela, diretor do Departamento de Fiscalização. “Nos casos de reincidência e o não cumprimento das notificações, os proprietários serão autuados e o os materiais poderão ser recolhidos pela Prefeitura Municipal”, disse o fiscal José Alpoim Melo.

 

A população pode fazer denúncias de terrenos com mato alto, com resíduos sólidos ou que estão sendo utilizados como depósito de sucatas pelo telefone da Ouvidoria do Município no 3362-1080, ou pelo e-mail fiscalizaçã o.ambiental@saocarlos.sp.gov.br.