PREFEITURA REALIZA A CASTRAÇÃO DE 283 ANIMAIS DOMÉSTICOS NOS DISTRITOS DE ÁGUA VERMELHA E SANTA EUDÓXIA

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Defesa Animal, realizou no último fim de semana outra etapa das ações de castração de animais domésticos (cães e gatos) em unidade móvel.

 

Foram oferecidas 400 vagas por agendamento, sendo 200 para cada distrito, porém foram castrados 153 animais em Água Vermelha e 130 no distrito de Santa Eudóxia.

 

Os procedimentos cirúrgicos de castração foram realizados em base móvel, toda equipada e com profissionais habilitados com reconhecimento dos órgãos oficiais. Em Água Vermelha a base móvel foi instalada próxima ao Centro Comunitário do distrito. Em Santa Eudóxia a base móvel foi instalada próximo ao Terminal Rodoviário.

 

Nos dois distritos os profissionais da Prefeitura em parceria em parceria com estudantes da Universidade Brasil de Descalvado, coordenados pela professora Vanessa Pavesi, também realizaram avaliação física, vermifugação e marcação eletrônica gratuita com certificado em nome de proprietário de cavalos e mulas e similares.

 

Em novembro do ano passado o Departamento de Defesa Animal ofereceu 600 vagas para cirurgias, porém somente foram levados 398 animais. Em dezembro realizou mais 300 cirurgias e em 2022 realizou 200 castrações de animais que estavam na lista de espera do CADPETSãoCarlos em São Carlos. Agora realizou mais 283 procedimentos cirúrgicos nos distritos de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.

 

Durante esses dois dias a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde – Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, também orientou a população sobre as principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zika e Chikungunya), de zoonoses como Raiva e Leishamniose e também orientações sobre prevenção de acidentes com escorpiões.

 

O vereador Bruno Zancheta acompanhou nos dois distritos a realização dos procedimentos cirúrgicos nos animais. “Gostaria de agradecer ao secretário Mariel Olmo e ao Fernando Magnani (diretor do Departamento) que atenderam nosso pedido e tiveram a sensibilidade para entender que quando castramos nossos animais, melhoramos sua qualidade de vida e de seu tutor/família. Assim como sempre faço, fiz questão de acompanhar de perto e quero parabenizar a todos os envolvidos pela organização”, finalizou Bruno Zancheta.

 

De acordo com o diretor de Proteção Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, essa foi mais uma etapa de castração que já ultrapassou mil animais atendidos. “Pretendemos retornar a castração no nosso ambulatório veterinário localizado no Canil e Gatil Municipal, porém também a intensão é continuar com as ações diretamente nos bairros”.

 

Para participar basta fazer o agendamento do animal no CADPETSãoCarlos, sistema online para agendamento das cirurgias de castração que funciona através do link http://servico.saocarlos.sp.gov.br/canil. Os tutores dos animais cadastrados no CADPETSãoCarlos receberão, quando for realizada uma nova etapa de castração, a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail.