PREFEITO AIRTON GARCIA PARTICIPA DO EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A programação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

O prefeito Airton Garcia participou na manhã desta sexta-feira (01/04), na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de um evento sobre a conscientização do autismo.

 

As palestras e discussões promovidas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida fazem parte das comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como principal objetivo conscientizar a sociedade para a questão, promovendo a reflexão e a inclusão.

 

As psicólogas e professoras Dafne Pavanelli Fidelis, Amanda Nucci Carrara e Thalita Mendes Virissimo Liani ministraram as palestras e abordaram a origem do transtorno, as características, diagnóstico, tratamento e os direitos da pessoa com autismo.

 

Lucinha Garcia, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, acredita que a discussão é muito importante para que as pessoas saibam como são realizados o diagnóstico e o tratamento. “O autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de transtorno no desenvolvimento do cérebro. O autismo afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo e quase 2 milhões de brasileiros e a melhor forma de combater o preconceito é por meio do conhecimento”, ressaltou a secretária.

 

“Acho a iniciativa ótima, pois somente dessa forma vamos levar informações à população e diminuir o preconceito e a discriminação. A Prefeitura já colabora, por meio de convênios, com instituições que atendem pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

Neste sábado (02/04) a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realiza na Praça do Mercado Municipal, das 9h às 12h, uma panfletagem com distribuição de material educativo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Também participaram da abertura do evento o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Vanlenti, o presidente da PROHAB, Walcinyr Bragatto, além de representantes de entidades assistenciais e Organizações Não Governamentais (ONG’s) e profissionais que trabalham com pessoas que apresentam o transtorno.