Equipes da Prefeitura de Ibaté realizaram no último sábado, dia 19 de março, um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue e outras doenças que podem levar à morte.
Durante todo o dia de sábado, o mutirão percorreu os bairros Jardim Primavera, Residencial José Giro e Jardim Cruzado 2, onde, segundo levantamento, os locais têm apresentado alto índice de foco transmissor do mosquito. Para se ter ideia, 80% dos casos positivos concentram-se nesta região.
O responsável pelo setor de serviços da Prefeitura, engenheiro Everaldo Trevisan, ressaltou que caminhões e máquinas recolheram entulhos e materiais descartados pela população.
Na ocasião, as equipes da Saúde entregaram folhetos com orientações de prevenção da proliferação do Aedes Aegypti e realizaram visitas no interior das residências. “Foi uma importante mobilização realizada em conjunto e o resultado foi bastante satisfatório”, destacou.
Ao todo, foram recolhidas 24 viagens de materiais inservíveis, entre eles, pneus, sofás e outros móveis velhos. “Enfatizamos que, assim como a Covid-19, a Dengue também é uma doença grave que pode levar o paciente à óbito. Diante disso, temos que trabalhar juntos para deixar a nossa cidade livre dessas doenças”, destacou a secretária municipal de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza.
A secretária de Saúde lembra que, além de conscientizar sobre os riscos da doença. o objetivo do mutirão é orientar para que a população mantenha sua casa limpa e tome medidas simples que evitam a propagação da dengue. “Com as altas temperaturas e chuvas, as pessoas precisam entender que essa situação ajuda muito que larvas do mosquito Aedes Aegypti se proliferarem”, alertou.
Hewerton Henrique Costa Clement, supervisor de Controle de Vetores, relata a prefeitura vai continuar realizando a limpeza durante toda a semana, percorrendo os bairros que faltaram. “Os funcionários da prefeitura passarão com caminhões e maquinários, recolhendo objetos descartados pela população. Ressaltamos que não será permitido o descarte de entulhos, os quais devem ser depositados nas caçambas que já são disponibilizadas pela prefeitura”, afirmou.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, ressalta que Ibaté já confirmou 40 casos de dengue, nesse início de ano.
“O número é significativo em relação aos anos anteriores. O transmissor da dengue precisa de água parada para se proliferar e o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, porém, é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, pois os ovos do mosquito sobrevivem por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, alertou ela.
Paula enfatiza que a população não pode descuidar e precisa fazer a limpeza semanal de quintais, não deixando água parada, evitando locais que podem se tornar criadouros do mosquito. “Contamos com a colaboração de todos os munícipes”, ressaltou.
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é necessário manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixar água da chuva acumular sobre a laje; encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lavar com frequência, com água e sabão, o recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.