A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, inicia no feriado desta quarta-feira, 21, a vacinação contra a Covid-19 do grupo de pessoas com 65 e 66 anos.
Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de Saúde, informa que além da nova faixa etária, as pessoas com idades superiores aos 65 anos e os profissionais da Educação com idade igual ou superior aos 47 anos, também continuarão sendo imunizadas. “Caso a pessoa com 65 anos ou mais e o profissional da Educação com 47 anos ou superior, que ainda não tenha recebido a primeira dose, orientamos que procure um dos três pontos de vacinação e se vacine”, contou.
Além desse feriado, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular. Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Os profissionais da Educação devem apresentar também o comprovante do ‘VacinaJá Educação’.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Paula Salezzi Fiorani, até à tarde desta terça-feira (20), a cidade havia aplicado um total de 4.665 doses, sendo 3.117 na primeira e 1.548 na segunda. “Alertamos aquelas pessoas que já tomaram a primeira, para que verifiquem a carteira de vacinação contra a Covid-19 e atente-se à data da segunda dose, pois somente assim estarão imunizadas”, disse.
Paula lembra que o pré-cadastramento das pessoas aptas à imunização no site <a href=”http://www.vacinaja.sp.gov.br”>www.vacinaja.sp.gov.br</a> continua. “O registro online garante mais facilidade e rapidez à campanha de imunização, pois economiza 90% no tempo de atendimento individual nos postos de vacinação. Os cidadãos que não conseguirem preencher os dados sozinhos podem pedir auxílio a outras pessoas”, alerta.
Nesta segunda-feira, 19 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu mais 580 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, para dar sequência ao Plano Estadual de Imunização (PEI).
A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté lembra que, neste momento, as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel para higienização das mãos e evitando aglomerações.
‘Vacinação Contra a Fome’
A Prefeitura de Ibaté também continua com a campanha estadual de arrecadação de alimentos chamada de ‘Vacina Contra a Fome’, que tem o objetivo de beneficiar famílias carentes e com déficit nutricional, durante o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.
Durante todo o período de vacinação contra a Covid-19, as pessoas que quiserem doar um quilo de alimento não perecível, no momento da vacinação, poderão fazer nas três Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular. “Cada pessoa que for tomar a vacina pode colaborar fazendo a sua doação, porém, aqueles que não forem tomar a vacina também podem doar”, explica Adriana.
Toda a arrecadação será revertida para famílias do próprio município. A distribuição será realizada pela própria Secretaria Municipal de Assistência Social, que já faz a triagem de todas as famílias da cidade.
“Esperamos poder contar com o apoio e a adesão da nossa população, pois unidos somos mais fortes”, finaliza Adriana.
A população também poderá optar em fazer suas doações diretamente no Complexo Social, localizado na Avenida São João, 231, no Centro.
FOTO 1: Paula Salezzi Fiorani- Coordenadora da Vigilância Epidemiológica
de Ibaté