Os membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Carlos (COMDEFSC) se reuniram na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), para a deliberação de três pautas: as visitas institucionais, a inauguração do playground adaptado no Parque Kartódromo “Antenor Garcia Ferreira” e a apresentação da minuta do plano de trabalho da Associação dos Surdos de São Carlos (ASSC).
O encontro contou com a presença maciça de representantes das organizações da sociedade civil, de entidades e de cidadãos interessados na temática envolvendo a Pessoa com Deficiência (PCD).
As visitas institucionais serão coordenadas pela Comissão de Análise de Projetos do COMDEFESC junto às organizações da sociedade civil (OSCs): Associação de Surdos de São Carlos (ASSC), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Carlos, Associação Bom Samaritano, LCN (Liga Central de Natação) e ACORDE. A previsão é que até dezembro de 2023 as seis instituições cadastradas na SMPDMR tenham seus certificados de registro renovados ou expedidos pela primeira vez, se for o caso.
A instalação do playground adaptado para deficientes no kartódromo, inaugurado em 11 de maio, foi destacada durante a reunião. Houve grande repercussão na mídia e nas redes sociais e representam um avanço no que diz respeito à inclusão e à acessibilidade.
“Estamos trabalhando no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência uma vida mais digna, mais inclusiva, e também colaborando com os pais e com os tutores, que muitas vezes ficam na dúvida de onde levar seus filhos e agora podem escolher um local ao ar livre e bastante acolhedor”, lembrou a Secretária Lucinha Garcia, da SMPDMR.
Também foi apresentado aos conselheiros e cidadãos ouvintes o plano de trabalho da Associação dos Surdos de São Carlos (AASC). A proposta vai ao encontro dos anseios do cidadão surdo do município, uma vez que será possível oferecer a esse público cursos de capacitação, aulas de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), língua portuguesa e noções de recursos humanos como preparação para o mercado de trabalho. A apreciação do plano de trabalho pelos conselheiros é uma etapa a ser vencida até que seja formalizada a parceria com a Prefeitura de São Carlos.
O COMDEFSC é um órgão colegiado, com a função de fiscalizar a implementação das políticas públicas de apoio às pessoas com deficiência, propondo medidas de defesa dos seus direitos e de sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a dimensão das deficiências e de suas múltiplas consequências.