AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DA CIDADE

Agentes da Guarda Municipal participaram na tarde desta quarta-feira (23/08), na FESC (Fundação Educacional São Carlos), de um treinamento com a equipe da Digifort, empresa de videomonitoramento com o sistema usado para capturar e gravar evidências de atividades criminal, dissuadir comportamento antissocial, monitorar e garantir a segurança, através do monitoramento de câmeras.

 

O software é usado em mais de 130 países, um dos poucos conectado ao Detecta, sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Estadual de Trânsito, registro de veículos furtados, roubados e clonados.

 

O treinamento operacional foi ministrado pelo gerente de treinamentos da Digifort, Roberto Santiago, que mostrou todas as ferramentas e as melhores maneiras de se trabalhar com o software, de forma que os operadores possam usar todos os recursos disponibilizados pela plataforma. Roberto explica que é um software modular, onde cada município pode adaptar às suas necessidades, além do monitoramento de câmeras é possível gravar, fazer pesquisas de movimentos, exportar vídeos com certificado de autenticidade, fazer a leitura das placas de automóveis que podem ser cruzadas com o banco de dados do governo, entre outros recursos.

 

O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, lembra que São Carlos foi contemplada com o software de forma gratuita e que o treinamento é importante para aprimorar o conhecimento dos agentes que utilizam o sistema no CCO, contribuindo assim para a segurança pública do município com custo zero. “O Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, integrado ao Detecta, funciona 24 horas com acesso a 79 câmeras distribuídas por toda a cidade e atendendo as demandas do telefone 153, da central de alarmes e dos rádios da corporação”, explicou o secretário.

 

Participaram do curso, agentes da Guarda Municipal de São Carlos, de Araraquara, do Shopping Iguatemi e do Condomínio Damha.