A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), em parceria com a Secretaria de Educação e a Diretoria Regional de Ensino, está desenvolvendo o projeto de Prevenção da Saúde Bucal na rede municipal e estadual de ensino.
O projeto consiste em orientar as crianças sobre a importância da saúde bucal, bem como avaliar e referenciar para o tratamento, quando necessário, através de encaminhamento entregue para os pais.
Ângela dos Santos do Apoio de Saúde Bucal do DGCA explica que a retomada do trabalho, após a pandemia, ocorreu com os alunos dos CEMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), pela importância de fixar o hábito da escovação desde cedo, já que essas crianças possuem dente decíduo (de leite) e cada um deles tem um período, uma idade, para ser trocado, finalizando esse processo somente aos 14 anos de idade.
“Todo o processo é feito de forma lúdica com os alunos, explicando a importância da escovação, e da higiene bucal, o que é e como acontece o processo da cárie, com fantoches e escovas, macro modelo de escovação, teatro, músicas e o mais interessante é a interação com os alunos, que facilita fixar a importância da saúde bucal”, enfatizou Ângela dos Santos.
Além de alunos dos CEMEI’s, já foram atendidos parte dos alunos das EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica), sendo que no momento estão recebendo as orientações os estudantes do Ensino Fundamental I. Na próxima etapa o atendimento será direcionado aos alunos do ensino médio.
De acordo com Ângela dos Santos já foram atendidos aproximadamente 10 mil alunos de 45 escolas, incluindo CEMEI’s, EMEB’s e entidades conveniadas com o município.
A saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde geral do corpo; problemas dentários podem causar dor, inflamação, e até mesmo infecções que afetam outras partes do corpo e muitas doenças começam pela boca.