A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), realizou nos dias 21 e 22 de novembro, na FESC (Fundação Educacional São Carlos), uma capacitação para preparar novos executores de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, um grave problema de saúde, onde o diagnóstico e o breve início do tratamento, melhora consideravelmente a qualidade de vida das pessoas infectadas.
A capacitação foi ministrada pela enfermeira Daniela Falcão com o apoio da técnica de enfermagem Caluane Monção com o objetivo sensibilizar e conscientizar mais profissionais de saúde, sobre a importância dos testes rápidos, opção de testagem que permite aumentar a agilidade de resposta aos usuários, aumentando a oferta desses exames à população, favorecendo o diagnóstico precoce bem como a identificação e controle das cadeias de transmissão.
Nos dois dias foram capacitados 28 novos profissionais para realizarem o teste rápido, entre enfermeiros, médicos, psicólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem.
A ampliação do acesso ao diagnóstico é um desafio aos programas de saúde pública. Diferente dos testes convencionais, que exigem uma grande infraestrutura física, máquinas apropriadas e que podem demorar algum tempo, o teste rápido tem a execução, leitura e interpretação dos resultados em no máximo 30 minutos.
Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o tratamento no momento certo. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomentado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
A ampliação da realização dos testes rápidos de forma comprometida, qualificada e segura é fundamental para toda a rede de atendimento de saúde.