A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP), iniciou na última sexta-feira (10/05), a I Jornada dos Líderes, um módulo do Programa Bem Estar do servidor que existe desde 2018, coordenada pela Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, que neste ano traz uma nova proposta: capacitar os gestores das diversas secretarias da administração direta.
Ao todo serão capacitados 638 gestores de todas as secretarias do município, divididos em 5 módulos: Saúde mental no contexto contemporâneo, Liderança, Habilidades Pessoais e Relações Interpessoais, Gestão da Diversidade e Senso de Pertencimento e o último módulo que falará sobre o Assédio Moral.
O programa teve início na última sexta-feira, dia 10 de maio, e o seu término está previsto para 29 de novembro, durante esse período várias atividades serão desenvolvidas oferecendo aos gestores participantes uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre liderança, melhorar a qualidade de vida e consequentemente otimizar os serviços prestados à população.
A chefe da Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, Aline Marques Santezi, destaca que nesse primeiro semestre o foco é promover palestras direcionadas aos gestores, e as palestras de promoção do autocuidado direcionadas aos servidores serão ofertadas no segundo semestre, seguindo o cronograma anual.
“É um programa que já existe direcionado para todos os servidores, nesse ano a proposta é falar diretamente com os gestores e capacitá-los para a liderança, criando um protocolo, um modo de conduta alinhado e compartilhado por todos. O evento também fala da saúde mental, um tema atual e sempre importante para todos”.
Graziela Vanni, psicóloga clínica, acredita que com estratégias fáceis e conhecimento, conseguimos uma qualidade de vida melhor no trabalho e principalmente na vida pessoal. “A importância é ativar dentro de cada servidor a oportunidade de viver uma vida mais leve, com estratégias fáceis que já estão dentro de cada um, não somente para uma vida profissional boa, mas principalmente para uma vida pessoal de qualidade e feliz”, finaliza a psicóloga.