CENTRO BOLDRINI RECEBE A VISITA DA EQUIPE DA SMPDMR

A equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) visitou na manhã desta segunda-feira (24/06), o Centro Boldrini, localizado em Campinas. O objetivo da viagem foi conhecer o Centro de Reabilitação Lucy Montoro instalado no Distrito de Barão Geraldo em 2010.
Na oportunidade, a equipe de São Carlos foi recebida pela cirurgiã-dentista, Dra. Kátia Capellaro, coordenadora da Reabilitação, pela médica pediatra Dra. Silvia Brandalise, presidente do Hospital Boldrini, por Rita Módena, do setor de Relações Institucionais, e pela fisioterapeuta Fernanda Coutinho Barillari Vidal de Souza.
A Dra. Silvia falou sobre a filosofia de trabalho do Centro e apresentou as estatísticas de atendimento feito às crianças. Já a Dra. Fernanda acompanhou a comitiva de são-carlos nos espaços terapêuticos. Trata-se do maior centro de tratamento do câncer infantil e doenças do sangue da América Latina. O Boldrini tem quatro décadas de funcionamento e nele atualmente estão em atendimento cerca de 10 mil crianças.
Desse total, 80% dos pacientes vêm do SUS (Sistema Único de Saúde) e 20% de convênios. Os índices de cura chegam a 80%, graças ao trabalho desenvolvido em assistência, pesquisa e ensino focados no câncer pediátrico. É filantrópico e 44% de sua receita vêm de doações.
“Conhecer o complexo hospitalar era um desejo meu desde que assumi a Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Carlos e principalmente por se tratar de uma obra de importância ímpar na evolução da medicina do país. A Rede Lucy Montoro é na verdade a luz que podemos vislumbrar quando falamos em políticas de prevenção do câncer pediátrico e o Boldrini protagoniza essa ação transformadora em benefício do próximo”, finaliza a secretária da com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
O Centro Infantil Boldrini está ligado ao Departamento Regional de Saúde VII da Secretaria de Estado de Saúde do Governo de São Paulo. Hoje o Centro, que é declarado de utilidade pública municipal, estadual e federal, compreende o Hospital, o prédio de Radioterapia, Medicina Nuclear e Imagem, o Centro de Reabilitação Boldrini “Lucy Montoro”, o Instituto de Pediatria “Ronald McDonald”, a Central de Captação de Recursos, o Núcleo de Voluntariado, a Estação Boldrini e o Instituto de Engenharia Celular e Molecular.
Com o objetivo de proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras, foi criada em 2008 a Rede de Reabilitação Lucy Montoro pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente o Estado de São Paulo conta com 20 unidades da Rede Lucy Montoro, entre elas o Centro Boldrini.
Acompanharam a secretária Lucinha Garcia no Centro Boldrini em Campinas o chefe de Gabinete da SMPDMR, Dante José Nonato; e a Professora Patrícia Miron.