SME PROMOVE EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA EMEB ULYSSES PÍCOLO BASEADOS NAS OBRAS DE PORTINARI

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove até o dia 20 de dezembro, no Museu da Ciência e Tecnologia “Prof. Mário Tolentino”, localizado na Praça Coronel Salles, s/nº, no Centro, a  exposição dos trabalhos dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ulysses Picolo, baseados nas obras do artista brasileiro Candido Portinari.
A visitação é aberta a população, gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O evento visa apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos estudantes da EMEB Ulysses Picolo, localizada no Residencial Eduardo Abdelnur.
A programação conta com a exposição de quadros e fotos produzidos ao longo do ano letivo por 60 estudantes matriculados no 5º ano A e 5º ano C do ensino fundamental, sob regência das professoras Bruna Regina Carboni e Eli Paiuta.
As ações ocorreram ao longo do ano, o projeto foi direcionado ao resgate da vida e da produção artística de Candido Portinari, assim como do contexto histórico em que ele viveu. O objetivo foi promover aos estudantes acesso às produções, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas  e cognitivas. Teve início em sala de aula, com apresentação da bibliografia, obras e contexto histórico vivenciado pelo artista. Nos meses de maio e junho os estudantes foram até a cidade de Brodowski  para conhecer a Casa de Portinari, onde o artista viveu sua infância e parte de sua vida. Nos meses seguintes os debates e atividades tiveram continuidade com produções textuais e a pinturas em tela de releituras de algumas obras de Portinari.  Este material foi apresentado no projeto Leitura, organizado pela unidade escolar, e agora faz parte da exposição disponível para toda a comunidade.
“Escolher um conteúdo artístico para ser trabalhado nas aulas é algo que sempre nos estimulou, pela variedade de temas e assuntos a serem abordados. Trabalhar no Projeto Portinari foi muito importante para a preservação da memória nacional e da identidade cultural do Brasil. Iniciamos o trabalho explicando que Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais importantes do século XX e que suas obras retratam o cotidiano do povo brasileiro, as injustiças sociais e a luta das classes trabalhadoras. Precisamos pesquisar mais sobre a vida do artista, a fim de iniciar o projeto. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação fomos até a cidade de Brodowski visitar o Museu Casa de Portinari. Foi uma experiência incrível. Os alunos puderam vivenciar algo que jamais irão esquecer. O brilho no olhar de cada aluno foi gratificante e pudemos perceber o quanto isso era importante vivenciar”, comentou a professora Eli Paiuta.
Cada aluno escolheu a obra do artista que mais gostou para o seu trabalho artístico. Em seguida foram feitas impressões destas imagens. Pela observação, cada estudante pode fazer a reprodução da imagem utilizando as tonalidades disponíveis, o que permitiu também um processo criativo.