PREFEITURA INTENSIFICA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população quanto a importância de crianças e adolescentes estarem em dia com a vacinação contra a dengue. O imunizante é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município – exceto a UBS São José, que se encontra em reforma – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
De acordo com as normas técnicas, devem se imunizar contra a dengue as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo necessária a imunização em duas doses para o esquema vacinal ser considerado completo. Até o momento, São Carlos aplicou, em 2024, um total de 1693 doses da vacina contra a dengue – 1612 imunizações em primeira dose e 81 em segunda dose.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para casos graves e, inclusive, levar a óbito. Como, até o momento, não há um medicamento para tratamento, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais é considerado um avanço no campo da imunização.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, aborda outros fatores cruciais à imunização. “A vacinação tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue na população-alvo. Por isso, fazemos um chamamento para pais ou responsáveis para que levem as crianças e adolescentes para tomar a primeira e a segunda dose da vacina contra a dengue. O esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Mas, se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal”, disse a diretora.