SAAE GANHA VISIBILIDADE NACIONAL EM CONGRESSO DA ASSEMAE

Em duas mesas redondas, parcerias e gestão da autarquia foram reconhecidas pelo respeito ao meio ambiente e a água.
Durante o 51º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, realizado entre os dias 18 e 22 de setembro, em Poços de Caldas-MG, por onde passaram pelo menos 1.500 pessoas de todo o Brasil em busca de atualização de tendências e estudos sobre tratamento de água e esgoto,  o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) foi destaque em duas grandes mesas redondas importantes no auditório Limeira/Piracicaba do Centro Nacional Inn de Convenções – CENACON, que tem 23 salas de tamanhos variados.
SELO LOBO-GUARÁ – Na primeira mesa redonda, 20/09, foi apresentada a parceria do SAAE com a Diretoria Regional de Ensino, Ministério Público e Câmara Municipal, no desenvolvimento do projeto ‘Selo Lobo-Guará’, que incentiva e premia escolas públicas estaduais e estudantes com iniciativas e práticas de educação ambiental. Na ocasião, uma comitiva de 29 alunos do ensino médio oficial, que também são ‘Embaixadores Ambientais’, esteve presente para expor aos participantes seus projetos locais.
Nesta mesa específica, cuja temática foi ‘Sustentabilidade, Educação Ambiental e Comunicação’, além dos alunos também teve espaço de fala a Professora Marília Faustino da Silva, Supervisora de Ensino que representou a Professora Débora Gonzales Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino de São Carlos. Todos os 7 convidados da mesa, incluindo representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, ficaram encantados com a apresentação, ideia e proposta do projeto, já mostrado, inclusive, na Universidade de Coimbra. “Que esta experiência de São Carlos  plante sementes e que consigamos, o mais rápido possível, colher os frutos dessa iniciativa fantástica. Parabéns ao SAAE, à direção regional de ensino e à cidade de São Carlos”, disse José Luis Neves Xavier, do Ministério do Meio Ambiente.
PERDAS DE ÁGUA – Na segunda mesa redonda, 21/09, coube ao presidente do SAAE São Carlos, Engenheiro Mariel Olmo, que também é Diretor de Capacitação de Recursos Humanos da ASSEMAE, coordenar as discussões acerca do tema ‘Gerenciamento e redução de perdas de água e eficiência energética’. Nesta oportunidade, 8 debatedores de 5 Estados relataram suas experiências e desafios para reverter seus problemas locais, e ajudar a diminuir a média nacional de perdas de água que, no Brasil, gira ao redor de 40%. Ou seja: de cada 10 litros de água coletada, tratada e armazenada, 4 são perdidos na distribuição.
“Imaginemos uma indústria automobilística que perde 4 de cada 10 carros que fabrica. Ou de uma indústria da linha branca, por exemplo, que perde 4 de cada 10 geladeiras que produz. O quê aconteceria? Com certeza o prejuízo seria gigantesco e jamais permitido. Ora, precisamos passar a ter este mesmo espanto com a água. No contexto geral, foi este sentimento que o Congresso provocou nos participantes e, por isso, já valeu à pena. Resumindo, foram extremamente positivos o respeito e a visibilidade que o SAAE e São Carlos tiveram lá em Minas Gerais e, com certeza, ecoaram em todo o Brasil ”.