PALESTRA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento e Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) realizou na quinta-feira (21/09), uma palestra de atualização, de orientação de higiene bucal para os cirurgiões dentistas da atenção básica e a atenção especializada da rede municipal.
A escovação realizada de maneira correta e o uso do fio dental são extremamente efetivos na prevenção de doenças bucais, como por exemplo a cárie. A higiene bucal é importante para a saúde da boca, mas também para a saúde do corpo em geral. Essas medidas contribuem muito para uma boa saúde da gengiva, assim como para um bom hálito, ajudando o paciente a ter mais qualidade de vida e bem-estar.
Para o palestrante, Prof. Mário Sérgio Giorgio, o foco é exatamente na promoção da saúde oral individualizada, valorizar a questão da prevenção, com orientação de técnicas de escovação, dos instrumentos adequados preparando os profissionais da saúde para fazer a diferença no consultório.
“Valorizar bem essa questão da orientação, do cuidado em relação as técnicas aos produtos que temos no mercado e com isso fazer a diferenciação. Realmente quando um cirurgião dentista, além da técnica que ele tem a prevenção não pode sair de moda, então primeira coisa é fidelizar o paciente para ele manter a conservação, corrigindo algo que não está de acordo e manter a saúde oral”.
Ângela dos Santos do Apoio da Saúde Bucal do DGCA, fala da importância da capacitação dos profissionais, da orientação para que os pacientes possam ter acessos a novas técnicas e conhecimento de novos acessórios de higiene, mostrando onde pode melhorar a escovação e os cuidados com a saúde bucal para a prevenção doenças bucais futuras.
“Trazer um olhar da importância que é a saúde bucal para o paciente, o porque tem que escovar os dentes, quantas vezes ao dia, qual a maneira correta, o porquê acontece uma doença periodontal, tudo isso vai ajudar a manter os dentes saudáveis. Ter higiene bucal é fundamental para o processo de saúde”.
Nina Grecco, cirurgiã dentista do SUS (Sistema Único de Saúde) de São Paulo, enfatiza que a prevenção é o melhor caminho, tanto para o poder público que gasta muito com o tratamento curativo, quanto para o paciente. Quando a gente adota a política de prevenção conseguimos atingir muito mais pessoas, famílias e comunidade.
“A prevenção sempre é o tratamento mais barato e mais eficaz, não adianta fazer um procedimento curativo se você não trata a causa, não modifica hábitos, então uma boa alimentação, uma boa higiene diminui infecções e previne possíveis doenças”.
A Secretaria Municipal de Saúde tem como compromisso manter as atualizações para os profissionais, assim enfatizando sempre o cuidado com o paciente.