PREFEITURA SEGUE GOVERNO DO ESTADO E PRORROGA VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL

A Secretaria Municipal de Saúde seguiu a determinação do Governo do Estado e também prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho. O público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano, continuarão sendo avaliadas a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade.
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda e também conhecida como Pólio ou Paralisia Infantil, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde durante a campanha foram aplicadas, em São Carlos, 1.474 doses, o que corresponde a cobertura vacinal de apenas 12,82% do público alvo que é de 11.496 crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Das 1.474 doses aplicadas durante a campanha, 332 foram em crianças de até um ano, 359 nas de 2 anos, 446 doses nas de 3 anos e 337 doses nas crianças de 4 anos.
Em São Carlos, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), com exceção das unidades da Vila São José e do Botafogo, que passam por reforma, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar, o munícipe deve levar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.