PREFEITURA VAI IMPLANTAR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MAKER NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO A PARTIR 2025

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está contratando empresa especializada na implantação do Programa de Educação Maker para as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) da Rede Municipal de Educação, via sistema de registro de preços, a partir de 2025, conforme Ata de Registro de Preços n.º 107/2024, Pregão Presencial 58/2023 – Processo nº 19810/2023. A vencedora da licitação foi a empresa Besouro Agência de Fomento Social LTDA, de Porto Alegre/RS e o valor do investimento é de R$ 3,6 milhões.
Os recursos serão utilizados na aquisição de 16 containers com isolamento acústico, mobiliários, equipamentos como mesas digitalizadoras, impressoras 3D, smartphones, tablets, Smartvs LED 50”, materiais escolares e contratação de serviço de capacitação e metodologia inovadora de educação maker, com 30h de formação continuada para professores.
As primeiras unidades que devem receber a implantação do Programa Maker, a partir do próximo ano, são as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) Arthur Natalino Deriggi, Afonso Fioca Vitali, Ulysses Ferreira Pícolo e Janete Maria Martinelli Lia.
“O Programa de Educação Maker será implantado nas escolas de ensino fundamental, a princípio serão contempladas quatro unidades com salas makers estilo container, projetadas, climatizadas, mobiliadas e com os equipamentos apropriados para o desenvolvimento deste  programa com os alunos. Os professores também vão receber capacitação continuada ao longo do ano, com o apoio de monitores pedagógicos especializados. Os cursos vão envolver ainda música, cinema, robótica, empreendedorismo, arquitetura social”, detalhou a secretária municipal de Educação, Paula Knoff.
Ainda de Acordo com a SME, por questões orçamentárias, não foi possível implementar o Programa  de Educação Maker neste ano, entretanto a licitação foi concluída, o objeto foi homologado com a empresa vencedora do certame licitatório e a expectativa é começar a implementação da Educação Maker  nas primeiras EMEB’s já partir do  próximo ano.
ENSINO MAKER – O conceito do ensino maker ainda é desconhecido para muitos pais, mas traz diversos benefícios para os estudantes, principalmente para a educação básica. Por meio dessa metodologia de educação, o ensino maker incentiva o aprendizado através do “aprender fazendo”.
Tem como objetivo principal estimular na criança a vontade e iniciativa de buscar soluções criativas e aproveitar os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento.
O ensino maker é uma moderna metodologia de educação e tem como objetivo proporcionar que o aluno se torne protagonista do próprio aprendizado, conectando-o à realidade cotidiana e do mercado de trabalho.
No ensino maker, o professor atua como mediador da aprendizagem, incentivando os alunos a buscar o conhecimento e possibilitando engajamento maior entre o aluno, colegas e professores. As escolas que oferecem essa metodologia possuem espaços colaborativos para que os alunos possam desenvolver competências e habilidades fundamentais para a vida.
Com essa metodologia, os estudantes se tornam mais criativos, resolutivos, autônomos, empáticos e aprendem a trabalhar em grupo, uma vez que as aulas estimulam a comunicação, a reflexão, o pensamento ágil, dentre outras competências.