Covid-19: Ibaté intensifica ações no combate à pandemia

Atendimentos de casos suspeitos estão sendo encaminhados para a “Tenda”, com acesso pela rua 15 de Novembro, das 6h às 18h

Segundo relatório semanal da situação da Covid-19 em Ibaté, divulgado pela Vigilância Epidemiológica e pelo Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus, até o sábado (5.12), o município tinha 14 casos ativos da doença, o que representa 2,82%. Dos 497 casos positivos,

477 já estavam recuperados, ou seja, 95,98%.

O município registrou seis mortes por Covid-19, sendo que a última aconteceu em 13 de novembro. Com isso, a Taxa de Letalidade (relação entre o número de óbitos e o número de casos diagnosticados) é de 1,21% em Ibaté.

Nos meses de outubro e novembro, os casos ativos de Covid-19 em Ibaté chegaram a zerar em vários dias. Por sete semanas consecutivas, nesse período, o município registrou a diminuição gradual de casos que, seguindo uma tendência observada em todo o país, voltaram a crescer, chegando agora aos mesmos números registrados em setembro de 2020 na cidade.

Atendimento de casos suspeitos

Como uma das ações para o controle do novo Coronavírus, o Hospital Municipal de Ibaté está atuando de forma preventiva desde a triagem dos atendimentos, que estão sendo feitos separadamente.

A ação foi implantada no município em março de 2020, logo no início da pandemia, quando a Prefeitura criou quatro leitos para estabilização de casos suspeitos. Na mesma época, foi instalada uma cobertura para facilitar um segundo acesso separado, que ficou popularmente conhecida na cidade como “Tenda”.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté fez alguns ajustes nos atendimentos e os casos de emergências respiratórias ou suspeitos de Covid-19 passaram a ser feitos na “Tenda”, das 6h às 18h, com entrada pela rua 15 de Novembro. Já os atendimentos convencionais estão sendo feitos pelo acesso principal do Hospital, pela rua Floriano Peixoto.

Os dois espaços são amplos e distantes um do outro, o que ajuda no controle da disseminação do vírus no ambiente hospitalar, já que os pacientes não têm contato entre si, além de evitar aglomerações.

A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté alertam que, neste momento, as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, tanto dentro quanto fora do hospital, com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel para higienização das mãos e evitando aglomerações.

 

FOTO : Hospital Municipal de Ibaté: casos suspeitos de Covid-19 têm acesso, agora, pela rua 15 de Novembro, das 6h às 18h