Terceira geração de comerciantes na cidade, Paulo Gullo foi um importante articulador na vinda do Iguatemi para a cidade, do Posto Regional da Jucesp e da criação da Lei do Horário Livre do comércio. Além de presidente do Sincomercio São Carlos é, hoje, vice-presidente da FecomercioSP e do Conselho do Comércio Varejista (CCV)
Em reconhecimento à notável contribuição prestada ao desenvolvimento da cidade de São Carlos e por indicação do vereador Moisés Lazarine, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio), Paulo Roberto Gullo, recebe o título de “Cidadão Benemérito de São Carlos”, em sessão solene que será realizada na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de São Carlos.
O sobrenome Gullo é sinônimo de comércio em São Carlos. Terceira geração de uma família de comerciantes na cidade, Paulo Roberto Gullo é filho de José Gullo Filho e Ruth Martin Gullo, mas foi com seu avô, José Gullo, que tudo começou, quando inaugurou a loja de calçados “Casa Gullo”, em 1903, no tradicional endereço à Rua General Osório.
Aos 67 anos, Paulo Gullo é casado com Marisa Ribeiro Garcia Gullo e tem três filhos, Marina Garcia Gullo Solci, cirurgiã dentista e empresária; Paulo Roberto Gullo Filho, engenheiro agrônomo e empresário e Débora Garcia Gullo Vendramini, médica e três netos Cauã, Filipe e Enrico.
“Quero agradecer a indicação feita pelo vereador Moisés Lazarine e a todos os envolvidos nessa homenagem. É uma honraria que marcará a minha trajetória e a de toda a minha família. Representa o reconhecimento, não apenas do meu trabalho por São Carlos, mas de todo o nome Gullo, que chegou na cidade em 1903 com meu avô. Desde então, contribuímos muito para o desenvolvimento do município, chegando até mim. E o trabalho não para, sempre em favor de um comércio mais moderno e atuante. Nossas negociações para as Convenções Coletivas, por exemplo, são sempre pensadas para atualizar o setor, criar empregos e atrair novas empresas. Temos orgulho de sermos, hoje, referência para muitos outros municípios. Temos orgulho de levar o nome de São Carlos para o estado. Tenho orgulho de ser são-carlense. Meu muito obrigado”, declara.
Paulo Roberto Gullo é o atual presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (gestão 2022 a 2026), é vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Cecomercio do Estado e vice-presidente do Conselho do Comércio Varejista (CCV). É, também, conselheiro efetivo do Serviço Social do Comércio (SescSP) e representante titular da FecomercioSP na Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Além de presidente do Sincomercio, do São Carlos Clube (gestão 1991/1995) e da Associação Comercial e Industrial de São Carlos ACISC (gestão 1994/1998), Paulo foi Juiz Classista representante dos Empregadores na Vara do Trabalho de São Carlos (de 1998 a 2000) e Presidente da Comissão Municipal de Emprego (CME) de São Carlos (2019). No poder público atuou como Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e Diretor de Obras Particulares e Fiscalização do Município de São Carlos (gestão 2013 / 2016).
A atuação de Paulo Gullo no comércio de São Carlos sempre foi de inovação. Em sua gestão como presidente da ACISC foi proposta e aprovada a lei municipal nº10.795, que dispõe sobre o livre horário de funcionamento do comércio da cidade, facultativamente por até 24h em qualquer dia da semana. Nessa mesma época, ele foi um importante articulador para a vinda definitiva do Shopping Iguatemi para São Carlos, inaugurado em 1997.
À frente do Sincomercio São Carlos, Paulo Gullo conquistou o Posto Regional Oficial da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), instalado desde 1998 na sede do sindicato, na Rua Riachuelo 130, o que contribui muito para o trabalho da classe contábil, jurídica e empresarial da cidade.